[aula 1] Conhecendo o Hammer!
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[aula 1] Conhecendo o Hammer!
Nesta primeira aula iremos abordar a interface básica do hammer. é um tutorial para iniciantes, que não tem experiencia nenhuma com Map editors.
A versão da source usada nesse tutorial é a 2009, que é muito melhor para mapear (mas tem muitos problemas na hora de criar um mod)
Como podem observar a source engine hammer tem 4 janelas. a primeira é a visão 3d, onde você vê suas criações com texturas e tudo. é ótimo para dar uma pré-vizualizada no teu mapa.
A segunda é a Top, a visão de cima do seu mapa, perfeita para fazer telhados e superfícies.
A 3º (a primeira das que estão em baixo) é a front, a visão de frente do seu projeto... não tem muito oque dizer.
E por fim a 4º e não menos importante a janela de nome Side, que quer dizer lado (master of the obvious) visão de lado, nada a comentar também.
1 - Selection tool: serve para "selcionar" tudo oque você cria, desde entidades até paredes. mesas. etc...
2- Magnify: ah, a famosa lupa. bem precisa explicar pra que serve? well ok. serve para ampliar e afastar a tela.
3- Camera: serve para posicionar a visão das janelas. muito útil quando você se "perde" na visão 3d.
4-Entity Tool: Não vamos nos aprofundar nessa, deixarei para um futuro tutorial, vamos só dizer o básico ela serve para posicionar entidades (entidades = tudo que é objeto).
5-Block tool: minha favorita, e a de muitos também, serve para posicionar blocos, com blocos você faz digamos... quase tudo, desde uma casa até um condomínio, uma cidade, um mundo...
6-Toggle texture: Serve para adicionar textura e relevo aos seus blocks.
7-Apply current texture: Aplica a ultima textura usada no bloco selecionado, vamos dizer que isso é quase um Ctrl+c e ctrl+v porém usado com texturas.
8-Decals tool: outra que precisa se aprofundar um pouquinho, vamos dizer que ela é utilizada para colocar detalhes, como sangue, bueiros e etc... (aplicar uma textura sem necessidade de outro block)
9-Apply overlays: o mesmo que decals porem mais flexível.
10-Clipping tool: Serve para "fatiar" os blocks, corta-los, é otimo para fazer alguns detalhes, como monstanhas,telhados,portas e etc..
11-Vertex Tool: serve para Mover apenas 1 lado do block (uma vertex) sem alterar o resto do block.
E outra coisa que vou explicar, é oque esta circulado em verde. é muito util.
Isso é chamado de Grid. serve para definir o tamanho dos seus Blocks (ou retângulos xD) muito útil para detalhes também como grandes construções.
E é isso. esse é o fim da primeira aula. isso é só o basico, para que na segunda eu não tenha que explicar isso + o assunto da próxima aula.
até a proxima pepepepessoal.
A versão da source usada nesse tutorial é a 2009, que é muito melhor para mapear (mas tem muitos problemas na hora de criar um mod)
Como podem observar a source engine hammer tem 4 janelas. a primeira é a visão 3d, onde você vê suas criações com texturas e tudo. é ótimo para dar uma pré-vizualizada no teu mapa.
A segunda é a Top, a visão de cima do seu mapa, perfeita para fazer telhados e superfícies.
A 3º (a primeira das que estão em baixo) é a front, a visão de frente do seu projeto... não tem muito oque dizer.
E por fim a 4º e não menos importante a janela de nome Side, que quer dizer lado (master of the obvious) visão de lado, nada a comentar também.
1 - Selection tool: serve para "selcionar" tudo oque você cria, desde entidades até paredes. mesas. etc...
2- Magnify: ah, a famosa lupa. bem precisa explicar pra que serve? well ok. serve para ampliar e afastar a tela.
3- Camera: serve para posicionar a visão das janelas. muito útil quando você se "perde" na visão 3d.
4-Entity Tool: Não vamos nos aprofundar nessa, deixarei para um futuro tutorial, vamos só dizer o básico ela serve para posicionar entidades (entidades = tudo que é objeto).
5-Block tool: minha favorita, e a de muitos também, serve para posicionar blocos, com blocos você faz digamos... quase tudo, desde uma casa até um condomínio, uma cidade, um mundo...
6-Toggle texture: Serve para adicionar textura e relevo aos seus blocks.
7-Apply current texture: Aplica a ultima textura usada no bloco selecionado, vamos dizer que isso é quase um Ctrl+c e ctrl+v porém usado com texturas.
8-Decals tool: outra que precisa se aprofundar um pouquinho, vamos dizer que ela é utilizada para colocar detalhes, como sangue, bueiros e etc... (aplicar uma textura sem necessidade de outro block)
9-Apply overlays: o mesmo que decals porem mais flexível.
10-Clipping tool: Serve para "fatiar" os blocks, corta-los, é otimo para fazer alguns detalhes, como monstanhas,telhados,portas e etc..
11-Vertex Tool: serve para Mover apenas 1 lado do block (uma vertex) sem alterar o resto do block.
E outra coisa que vou explicar, é oque esta circulado em verde. é muito util.
Isso é chamado de Grid. serve para definir o tamanho dos seus Blocks (ou retângulos xD) muito útil para detalhes também como grandes construções.
E é isso. esse é o fim da primeira aula. isso é só o basico, para que na segunda eu não tenha que explicar isso + o assunto da próxima aula.
até a proxima pepepepessoal.
Última edição por Kinaite em Sex Set 09, 2011 10:49 pm, editado 3 vez(es)
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