[aula 1] Conhecendo o Hammer!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[aula 1] Conhecendo o Hammer!

Mensagem  Kinaite em Sex Set 02, 2011 6:29 pm

Nesta primeira aula iremos abordar a interface básica do hammer. é um tutorial para iniciantes, que não tem experiencia nenhuma com Map editors.
A versão da source usada nesse tutorial é a 2009, que é muito melhor para mapear (mas tem muitos problemas na hora de criar um mod)

Como podem observar a source engine hammer tem 4 janelas. a primeira é a visão 3d, onde você vê suas criações com texturas e tudo. é ótimo para dar uma pré-vizualizada no teu mapa.
A segunda é a Top, a visão de cima do seu mapa, perfeita para fazer telhados e superfícies.
A 3º (a primeira das que estão em baixo) é a front, a visão de frente do seu projeto... não tem muito oque dizer.
E por fim a 4º e não menos importante a janela de nome Side, que quer dizer lado (master of the obvious) visão de lado, nada a comentar também.

1 - Selection tool: serve para "selcionar" tudo oque você cria, desde entidades até paredes. mesas. etc...

2- Magnify: ah, a famosa lupa. bem precisa explicar pra que serve? well ok. serve para ampliar e afastar a tela.

3- Camera: serve para posicionar a visão das janelas. muito útil quando você se "perde" na visão 3d.

4-Entity Tool: Não vamos nos aprofundar nessa, deixarei para um futuro tutorial, vamos só dizer o básico ela serve para posicionar entidades (entidades = tudo que é objeto).

5-Block tool: minha favorita, e a de muitos também, serve para posicionar blocos, com blocos você faz digamos... quase tudo, desde uma casa até um condomínio, uma cidade, um mundo...

6-Toggle texture: Serve para adicionar textura e relevo aos seus blocks.

7-Apply current texture: Aplica a ultima textura usada no bloco selecionado, vamos dizer que isso é quase um Ctrl+c e ctrl+v porém usado com texturas.

8-Decals tool: outra que precisa se aprofundar um pouquinho, vamos dizer que ela é utilizada para colocar detalhes, como sangue, bueiros e etc... (aplicar uma textura sem necessidade de outro block)

9-Apply overlays: o mesmo que decals porem mais flexível.

10-Clipping tool: Serve para "fatiar" os blocks, corta-los, é otimo para fazer alguns detalhes, como monstanhas,telhados,portas e etc..

11-Vertex Tool: serve para Mover apenas 1 lado do block (uma vertex) sem alterar o resto do block.

E outra coisa que vou explicar, é oque esta circulado em verde. é muito util.
Isso é chamado de Grid. serve para definir o tamanho dos seus Blocks (ou retângulos xD) muito útil para detalhes também como grandes construções.


E é isso. esse é o fim da primeira aula. isso é só o basico, para que na segunda eu não tenha que explicar isso + o assunto da próxima aula.
até a proxima pepepepessoal.


Última edição por Kinaite em Sex Set 09, 2011 10:49 pm, editado 3 vez(es)
avatar
Kinaite
Administração
Administração

Mensagens : 71
Vezes que toquei Gman : 121
Data de inscrição : 01/09/2011

Ver perfil do usuário http://sourcebrasil.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [aula 1] Conhecendo o Hammer!

Mensagem  philippe em Sex Set 02, 2011 7:36 pm

Cara muito bom tutorial ta de parabens Very Happy
avatar
philippe
Hammer
Hammer

Mensagens : 105
Vezes que toquei Gman : 156
Data de inscrição : 01/09/2011
Idade : 19
Localização : Black Mesa

Ver perfil do usuário http://sourcebrasil.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum